Reservar

O que fazer na Comporta: as nossas 7 actividades favoritas

A uma hora de Lisboa, na península de Troia, a Comporta é uma encantadora aldeia piscatória situada entre o estuário do Sado e o Atlântico. O que fazer, o que ver, o que visitar na Comporta? Parta e siga o guia!
Esta pequena, pacífica e discreta aldeia, uma das mais populares de Portugal, oferece aos visitantes um cenário paradisíaco. Rodeada de arrozais, pinhais e dunas, é o local ideal para uma pausa no coração da natureza. Esqueça o Algarve e as suas praias apinhadas de gente e olhe para oeste, para a Comporta. Aqui, a natureza mantém todos os seus direitos.

1. Desfrutar das praias da Comporta

As praias de areia branca são um dos pontos altos desta estância balnear portuguesa. Existem três praias balneares nesta zona da costa: a praia da Comporta, a praia do Carvalhal e a praia do Pego. Todas foram galardoadas com os rótulos "Qualidade", "Bandeira Azul" e "Praia Acessível" para pessoas com mobilidade reduzida. No verão, as praias são vigiadas e adequadas para crianças. Para além de nadar, é possível praticar surf, kitesurf, andar a cavalo ou simplesmente relaxar numa espreguiçadeira.

2. Fazer um passeio de barco para ver os golfinhos do Sado

A partir da Comporta, é possível fazer passeios de barco, nomeadamente na baía de Setúbal, uma das mais belas baías do mundo. A reserva natural do Estuário do Sado alberga uma das poucas comunidades sedentárias de golfinhos do mundo. Vários prestadores de serviços oferecem passeios marítimos na Comporta, em grupos ou em excursões privadas.

3. Visitar as ruínas romanas de Troia

Visite as ruínas romanas de Troia, a poucos minutos do centro da cidade, e descubra o maior centro de produção de cura de peixe do Império Romano, com as suas casas, termas, cemitério e basílica cristã primitiva. O sítio está classificado como "Monumento Nacional" desde 1910. Durante todo o ano, são organizadas visitas guiadas, exposições arqueológicas e eventos temáticos.

4. Pedalar pelos campos de arroz

Os campos de arroz estão no centro da vida e da história da Comporta. Atualmente, os campos de arroz estão protegidos e fazem parte da Reserva Natural do Estuário do Sado. Aqui pode passear a pé, de bicicleta ou a cavalo pela fauna e flora preservadas, incluindo uma notável diversidade de aves. À entrada da aldeia, numa antiga fábrica de descasque de arroz, datada de 1952, o Museu do Arroz permite conhecer melhor a importância deste cereal na história da Herdade da Comporta.

5. Tirar uma fotografia do cais do Palafítico de Carrasqueira

Situado na Carrasqueira, a dois passos da Comporta, este porto palafítico é único na Europa. Considerado uma "obra-prima da arquitetura popular", serve de ancoradouro aos barcos de pesca da região. O local parece abandonado e as pequenas cabanas parecem prestes a desmoronar-se, mas isso é apenas uma ilusão. Dependendo das marés, os barcos flutuam na água ou ficam presos na lama, mas os pescadores sempre têm acesso aos seus barcos.

6. Fazer compras nas ruas estreitas da Comporta

Ao fim da tarde, dê um passeio pelas ruas estreitas da Comporta para fazer compras. Sempre muito movimentada, a Comporta alberga algumas boutiques de design: caftans tecidos à mão, vestidos de verão, camisas de linho, sacos de praia feitos de rabane, sandálias de couro português e cortiça, sem esquecer a cerâmica pela qual a Comporta é famosa.

7. Observar as cegonhas, o emblema da Comporta

A reserva natural do Sado alberga mais de 200 espécies de aves, incluindo cegonhas brancas, uma atração local na Comporta. A primavera e o verão são as melhores alturas para ver as cegonhas na Comporta. Fazem os seus ninhos no alto dos telhados, chaminés e campanários das igrejas. A aldeia até construiu caixas de nidificação para elas.

Existe um campo de golfe apenas a 5 minutos da Reserva: Terras da Comporta.

Sabia que?

A Comporta era pouco conhecida há apenas dez anos. Hoje, este paraíso selvagem tornou-se o refúgio da intelligentsia de Lisboa. Eleita um destino obrigatório em 2017 pelo New York Times, a Comporta tornou-se um paraíso boémio e chique para o jet-set internacional. Muitas celebridades têm aqui um pied-à-terre, incluindo Christian Louboutin, Madonna e Cristiano Ronaldo.

Apesar do afluxo de celebridades, a Comporta manteve-se autêntica, discreta e descontraída. É exatamente o oposto de "bling bling". Aqui não há moradias vistosas, apenas uma paisagem intemporal atrás de uma praia sem fim. Com pouco mais de 1.000 habitantes no inverno, esta micro-aldeia alentejana conseguiu preservar a sua identidade, a sua arquitetura típica, as suas tradições e a sua cultura.

Ficar na La Reserve Comporta

Descubra os nossos alugueres de férias na Comporta, apartamentos e casas de pescadores, onde a autenticidade e a qualidade do serviço oferecem uma experiência de alojamento única e envolvente. Concebida para que todos se sintam em casa, La Réserve de Comporta é um local acolhedor, chique e boémio, à imagem de uma pequena aldeia portuguesa. Os interiores, meticulosamente decorados, estão muito bem equipados. Os jardins apresentam grandes terraços, alguns com piscinas e outros com piscinas no telhado.